Diagnóstico do ensino superior aplicando-se técnicas multivariadas
Keywords:
desempenho docente, processo de aprendizagem, questionários de avaliação.Abstract
Neste trabalho, foram elaborados e aplicados três tipos de questionários para avaliar aspectos relacionados com o processo de aprendizagem no ensino superior. Selecionaram-se ao acaso seis disciplinas do curso de Agronomia, Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudantes participaram na avaliação de forma anônima e voluntária. Os endereços para o acesso aos questionários foram enviados aos seus respectivos correios eletrônicos. Os itens foram avaliados conforme a escala de Likert, atribuindo-se notas entre 1 (péssimo) e 5 (ótimo). As técnicas multivariadas utilizadas foram análise de agrupamento, componentes principais e análise fatorial. Conclui-se que as principais características do processo de aprendizagem podem ser identificadas por meio de questionários, as técnicas multivariadas possibilitaram sintetizar e interpretar de forma adequada diversos fatores envolvidos no processo de aprendizagem do ensino superior, e a análise multivariada apresentou-se como uma útil ferramenta para subsidiar decisões inerentes ao referido processo.
References
ARMSTRONG, J. S. Are student ratings of instruction useful? American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1223-1224, 1998.
BUCK, D. Student evaluations of teaching measure the intervention, not the effect. American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1224-1225, 1998.
EISZLER, C. F. College students’ evaluations of teaching and grade inflation. Research in Higher Education, Jacksonville, v. 43, n. 4, p. 483-501, 2002.
FELDER, R. M.; BRENT, R. Students rating of teaching: myths, facts and good practices. Chemical Engineering Education, Gainesville, v. 42, n. 1, p. 33-34, 2008.
FERREIRA, D. F. Estatística multivariada. Lavras: Editora UFLA, 2011. 675p.
GILLMORE, G. M.; GREENWALD, A. G. Using statistical adjustment to reduce biases in student ratings. American Psychologist, Washington, v. 54, n. 7, p. 1518-1519, 1999.
GREENWALD, A. G. Validity concerns and usefulness of student ratings of instruction. American Psychologist, Washington, v. 52, n. 1, p. 1182-1186, 1997.
GREENWALD, A. G.; GILLMORE, G. M. How useful are student ratings? Reactions to comments on the current issues section. American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1228-1229, 1998.
GUSBERTI, T. D. H.; WERNER, L.; NEUMANN, C. S. R. Ensino de engenharia: um olhar sobre o sistema de avaliação de disciplinas pelos discentes de uma universidade pública com auxílio de análise multivariada. In: ENCONTRO NACIOINAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXXII., 2012, Bento Gonçalves, RS. Trabalhos completos... Bento Gonçalves, 2012
HOWEELL, A. J.; SYMBALUK. D. G. Published student ratings of instruction: revealing and reconciling the views of students and faculty. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 93, n. 4, p. 790-796, 2001.
KAISER, H. F. The varimax criterion for analytic rotation in factor analysis. Psychometrika, Williangsburg, v. 23, n. 3, p. 187-200, 1958.
KULIK, J. A. Student ratings: Validity, utility and controversy. New Directions for Institutional Research, v. 109, p. 9-26. 2001.
MARSH, H. W. Students’ evaluations of university teaching: research findings, methodological issues and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 11, p. 253-288, 1987.
MARSH, H. W.; ROCHE, L. A. Making students’ evaluations of teaching effectiveness effective. American Psychologist, Washington, n. 52, n. 11, p. 1187-11976, 1997.
Ministério da Educação (MEC). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em: <www.inep.gov.br/>. Acesso em: 10 out. 2014.
MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 297p.
ORY, J. C. Faculty thoughts and concerns about student ratings. New Directions for Teaching and Learning, n. 87, p. 3-15, 2001.
PIMENTA, I. L.; RAMOS, A. S. M.; GOMES, A. V.; AÑEZ, M. E. M. Ambiente de apoio ao ensino presencial: um estudo sobre a utilização das ferramentas em uma universidade federal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC EDUÇÃO, II., 2012, Lisboa, Portugal. Trabalhos Completos... Lisboa, 2012.
PRIMI, R.; MORAES, I. F. Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superior. Avaliação (Campinas; Sorocaba), Sorocaba, v. 10, n. 3, p. 41-59, 2005.
REIS, C. Z. T.; SILVEIRA, S. F. R.; FERREIRA, M. A. M. Auto avaliação em uma instituição federal de ensino superior: Resultados e implicações. Avaliação (Campinas; Sorocaba), Sorocaba, v. 15, n. 3, p. 109-129, 2010.
SANTORO, B. F.; YAMASHITA, A. S.; ASSENHAIMER, C. Elaboração e análise de questionários de avaliação de disciplinas de pós-graduação em engenharia química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUÇÃO EM ENGENHARIA, XL., 2012, Belém, PA. Trabalhos Completos... Belém, 2012.
SILVA, F. M.; SOUZA, A. M. Aplicação da análise multivariada em dados de rendimentos de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV; INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND OPERACIONAL MANAGMENT, XI., 2005, Porto Alegre, RS. Trabalhos Completos... Porto Alegre, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.