Desenvolvimento do aplicativo móvel em disfunções dermatológicas e estéticas
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4280Palavras-chave:
aprendizagem móvel, tecnologia, inovação, saúde estética, aplicativoResumo
A população, em sua maioria brasileira, apresenta distúrbios comuns entre os jovens e adultos denominados doenças estéticas, como, por exemplo, acne, melasma, psoríase e erupção cutânea. Diante desse cenário, o desenvolvimento de um aplicativo móvel tornou-se viável, pois a tecnologia cresce exponencialmente e, ao mesmo tempo, há também um maior interesse em desenvolver novas formas de disseminar o conteúdo de maneira prática. Neste estudo, o objetivo era ajudar não profissionais, acadêmicos e profissionais de saúde e estética. Uma grande porcentagem era de jovens (74,7%), com idade entre 18 e 29 anos, mas o alvo do aplicativo não é exclusivo desse perfil. Nossa pesquisa resultou em boas métricas, entre elas, o público estudado tem interesse em pagar para ter o aplicativo em seu smartphone. Assim, o atlas virtual das disfunções estéticas demonstrou ser uma ferramenta para não profissionais e profissionais auxiliando na aquisição de informações.
Referências
BAYOU, M. E.; KORVIN, A. Measuring the leanness of manufacturing systems—a case study of Ford Motor Company and General Motors. Journal of Engineering and Technology Management, [s.l.], v. 25, n. 4, p. 287–304, 2008.
BOUDREAUX, E. D.; WARING, M. E.; HAYES, R. B.; SADASIVAM, R. S.; MULLEN, S.; PAGOTO, S. Evaluating and selecting mobile health apps: strategies for healthcare providers and healthcare organizations. Translational behavioral medicine, [s.l.], v. 4, n. 4, p. 363-71, dez. 2014.
DITZZ, Á. J. M.; GOMES, G. R. R. A utilização do aplicativo plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação, [s.l.], ano 9, v. 19, p. 1-13, jul. 2017.
DYER, I. C. An examination of typographic standards and their relevance to contemporary user-centred web and application design. In: RAU, P. L. P. (Ed.). Cross-Cultural Design: 6th International Conference, CCD 2014 held as part of HCI International 2014. Heraklion: Springer International Publishing, 2014.
GARG, S.; BALIYAN, N. Comparative analysis of Android and iOS from security viewpoint. Computer Science Review, [s.l.], v. 40, n. 2, 2021.
GOUVEIA, E. L.; ROAZZI, A.; MOUTINHO, K.; DIAS, M. G. B. B. Raciocínio condicional: influências pragmáticas. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, p. 217-25, 2002.
KORRAPATI, N. H.; PERERA, M. H.; SWAMY, P. K.; RANGANATH, P. A.; ANKIREDDY, K.; THOMAS, S. A.; BATHALA, R. P. Skincare Routine During The COVID-19 Pandemic: An Online Survey. International Journal of Progressive Sciences and Technologies, [s.l.], v. 5, n. 2, 2021.
ŁOPACIUK, A.; ŁOBODA, M. Global beauty industry trends in the 21st century. In: MANAGEMENT, KNOWLEDGE AND LEARNING INTERNATIONAL CONFERENCE, 2013, Zadar. Anais [...]. Zadar: Make Learn, 2013.
MILNE-IVES, M.; LAM, C.; COCK, C.; VELTHOVEN, M. H. V.; MEINERT, E. Mobile apps for health behavior change in physical activity, diet, drug and alcohol use, and mental health: systematic review. JMIR mHealth and uHealth, [s.l.], v. 8, n. 3, mar. 2020.
PECORELLI, N. et al. An app for patient education and self-audit within an enhanced recovery program for bowel surgery: a pilot study assessing validity and usability. Surgical Endoscopy, [s.l.], v. 32, n. 5, p. 2263-273, 2018.
VENTOLA, C. L. Mobile devices and apps for health care professionals: uses and benefits. Pharmacy and Therapeutics P & T, [s.l.], v. 39, n. 5, p. 356-64, maio 2014.
XHAFERI, B.; XHAFERI, G. Online learning benefits and challenges during the COVID 19 - pandemic-students’ perspective from SEEU. SEEU Review, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 86-103, 2020.
WILMER, H. H.; SHERMAN, L. E.; CHEIN, J. M. Smartphones and cognition: a review of research exploring the links between mobile technology habits and cognitive functioning. Frontiers in psychology, [s.l.], v. 8, p. 605, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wellington Pinto, Pedro Henrique de Oliveira Cardoso, Ludovico Migliolo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.