Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301

Palavras-chave:

Rede sociotécnica, Políticas públicas, desenvolvimento rural

Resumo

O fato de as políticas públicas de inclusão produtiva serem orientadas por diferentes referenciais força os mediadores sociais a articulá-las e torná-las coerentes para o público beneficiário, o que se torna uma tarefa que eles nem sempre estão aptos a realizar. Ademais, dentre os próprios mediadores, também não existe uma concepção única do que se entende por inclusão produtiva. Neste sentido, a partir de um diálogo com a abordagem da sociologia da tradução (CALLON, 1981; 1986; LATOUR, 2000), tem-se como objetivo analisar o papel dos mediadores sociais nos processos de inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no contexto da extensão rural do estado do Tocantins. O estudo é qualitativo com o uso da técnica de entrevista. Conclui-se que o serviço de extensão rural tem papel estratégico em promover a inclusão produtiva de agricultores familiares ao fomentar a inovação e facilitar o acesso às políticas públicas específicas que contemplem a realidade deles. Para isso, os mediadores precisam se posicionar no processo de tradução mais como “comunicadores” do que “transmissores”, para que possam avançar na definição de referenciais mais específicos de sua atuação em consonância à diversidade de segmentos sociais da agricultura familiar e também na unificação de discursos e ações entre os atores partícipes do processo intervencionista.

Biografia do Autor

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Extensão Rural e de Cooperativas, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Francisco Gilson Rebouças Pôrto-Júnior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE-UnB). Graduado em Pedagogia pela UnB. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino, na Universidade Federal do Tocantins (OPAJE-UFT), e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). Professor na UFT, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT), e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT). Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), Portugal.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Sousa, D. N. de, & Pôrto-Júnior, F. G. R. (2022). Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins . Interações (Campo Grande), 23(2), 539–553. https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301