Política para o Ensino Médio e Educação Profissional

  • Tangria Rosiane Heradão Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Jefferson Carriello do Carmo Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP
Palavras-chave: políticas públicas, educação e trabalho, educação profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar no plano legal a formulação e a implementação das políticas públicas que relacionam a Educação Profissional de Ensino Médio Integrado, no contexto das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional até a LDBEN/96 durante a reforma do Estado brasileiro. Sob esse foco, os procedimentos metodológicos compreendem a seleção e análise de documentos governamentais - leis, decretos e pareceres que orientam a educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio a partir da primeira LDB até a última promulgada. Esse objetivo parte da hipótese de que a política pública, quando trata da implantação de políticas educacionais de ensino médio integrado à educação profissional, visa atender aos arranjos produtivos formando profissionais para atender as novas formas de trabalho e produção.

 

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Publicado
2015-12-14
Seção
Artigos