Artes de fazer dos Guarani Mbya: identidade e cultura tradicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4294

Palavras-chave:

Guarani Mbya, arte e estética, artesanato indígena, arte e conhecimento

Resumo

Com a aplicação da interdisciplinaridade entre Antropologia, Etnologia, Etnografia e História, procura-se aquilatar o comprometimento mítico entre iniciativas artesanais provenientes de um passado ancestral e o processo de interculturalidade vivido pelos Mbya no Brasil. Por meio de saberes, o passado se torna presente e vivenciam-se no cotidiano como representativos de valores incursos na esfera mítica. A arte indígena pode ser avaliada como uma operação de renascimento na busca do mito, como fundadora da realidade. Na linha sugerida por Darcy Ribeiro, Cristina Pompa e Michel de Certeau, as manifestações artísticas indígenas são consideradas como ações expressivas do conceito de patrimônio cultural imaterial, perfazendo saberes tradicionais. Os artefatos traduzem, por eles próprios, um conjunto de recursos utilizados para a transmissão de saberes cosmológicos. Ao mesmo tempo, asseguram uma fonte de renda fronteiriça entre o espaço de suas aldeias e as áreas urbanas, dificilmente delimitável, dado o convívio entre o urbano, suburbano e fronteiriço.  

Biografia do Autor

Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro (UNISA)

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa em Ciências Humanas, a nível de Mestrado da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Santo Amaro (UNISA)

Doutora e mestra em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente em Metodologia da História da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro

Doutora em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente e Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Referências

AZANHA, Gilberto. Sustentabilidade nas sociedades indígenas brasileiras. Tellus, Campo Grande, ano 5, n. 8/9, p. 11-28, abr./out. 2005

BALLIVIÁN, José Manuel; PALAZUELOS, Alexandra Carvalho Pereira de (Org.). Moradia Indígena e seus entornos. Territórios Indígenas, Região Sul. São Leopoldo: OIKOS, 2014.

BITTAR, Eduardo. Democracia e políticas públicas de direitos humanos: a situação atual do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 1, mar./maio 1989

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: v. 1 artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHEROBIN, Mauro. Os índios Guarani do litoral do Estado de São Paulo: análise antropológica de uma situação de contato. 1981. Dissertação (Mestrado em Ciência Social) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1981

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

DESCOLA, Philippe. Outras naturezas, outras culturas. Tradução: Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.

GODOY, Marília Gomes Ghizzi. O misticismo Guarani Mbya na era do sofrimento e da imperfeição. São Paulo: Terceira Margem, 2003

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Sobre uma doença infantil da historiografia. Suplemento Literário de “O Estado de São Paulo”, ano 189, n 830, 1973.

LITAIFF, Aldo. As divinas palavras: identidade étnica dos guarani. Florianópolis: UFSC, 1996.

MÉTRAUX, Alfred. A religião dos tupinambás e suas relações com a das demais tribos tupi-guaranis. [Brasiliana, volume 267]. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

NIMENDAJU, Curt Unkel. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocúva-Guarani. Tradução: Charlotte Emmerich e Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: HUCITEC; EDUSP, 1987.

OLIVEIRA, Priscila Enrique de. Patrimônio Cultural Imaterial Indígena no Mundo Contemporâneo: turismo, consumo e mediações. Veredas - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Santo Amaro, v. 1, n. 2, p. 91-110, 2018.

PEREIRA, Walmir. O Guarani Mbya caminha entre patrimônio cultural e nova história indígena no limiar do século XXI. In: PEREIRA, Walmir; TAMAGNO, Liliana (Org.). Patrimônio cultural e povos indígenas. São Leopoldo: UNISINO, 2012.

PINTO, Estevão. Prefácio. In: MÉTRAUX, Alfred. A religião dos tupinambás e suas relações com a das demais tribos tupi-guaranis. [Brasiliana, volume 267]. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

PISSOLATO, Elizabeth. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: NuTI, 2007.

RIBEIRO, Berta. Prefácio. In: RIBEIRO, Darcy; RIBEIRO, Berta (Coord.). Suma Etnológica Brasileira. Petrópolis: Vozes; FINEP, 1986.

RIBEIRO, Darcy. Apresentação. In: RIBEIRO, Darcy; RIBEIRO, Berta (Coord.). Suma Etnológica Brasileira. Petrópolis: Vozes; FINEP, 1986.

SCHADEN, Egon. A Religião Guarani e o cristianismo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 25, 1982.

SMITH, Jonathan Zeittel. Animals and Plants in Myth and Legend. The New Encyclopedia Britannica, [s.l.], ed. 15, v. 1, 1980.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VELTHEM, Lucia Hussak Van. Artes Indígenas: notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 19-29, 2010.

WAAG, Else Maria. La Cestaria Caingua. In: SOCIEDAD ARGENTINA DE ANTROPOLOGIA. Relaciones. [Tomo VI Nueva Serie]. Buenos Aires: Sociedad Argentina de Antropologia, 1972.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Godoy, M. G. G. ., Campos, A. L. de A. ., & Coelho, P. M. F. . (2024). Artes de fazer dos Guarani Mbya: identidade e cultura tradicional. Multitemas, 29(71), 159–183. https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4294