A Sala de Aula Invertida como possibilidade no combate à evasão escolar
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v21i59.2550Palabras clave:
Sala de Aula Invertida, evasão escolar, educação básica.Resumen
A evasão escolar é um desafio a ser superado pelas instituições de ensino no Brasil. Com índices cada vez mais preocupantes e causas variadas, a evasão escolar é um fator que interrompe a formação dos jovens brasileiros. Entre as principais causas do abandono da escola pelos discentes, destaca-se a falta de interesse pelos estudos. Partindo dessa questão, o presente artigo objetiva tratar do modelo de Sala de Aula Invertida, assumindo esse modelo como parte da aprendizagem ativa enquanto alternativa e possibilidade no combate à evasão escolar. Com base em pesquisa de campo com docentes e com discentes do Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, e análise bibliográfica, os resultados da investigação permitiram verificar a eficiência do método e a otimização do tempo das aulas, gerando melhores condições de aprendizagem.
Citas
BRASIL. Portaria Interministerial n. 10, de 28 de dezembro de 2017. DOU − Diário Oficial da União, 29/12/2017, ed. 249, seção 1, p. 14. Disponível em: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1498280/do1-2017-12-29-portaria-interministerial-n-10-de-28-de-dezembro-de-2017-1498276. Acesso em: 30 jun. 2018.
CAMARGO, Nilce Modesto de; RODRIGUES JUNIOR, Emílio. Uma experiência em ação: aprofundando conceito e inovando a prática pedagógica através do ensino híbrido. In SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2016, São Carlos, SP. Anais [...]. São Carlos, SP: UFSCar, 2016, Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1295/547. Acesso: 28 jun. 2018.
CAMILLO, Cíntia Moralles. Blended learning: uma proposta para o ensino híbrido. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, v. 5, n. 7, p. 64-74, 2017.
COSTA, Iraci Cunha Ferreira. A heterogeneidade em sala de aula. Portal Educação. Publicado em 12/12/2013. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-heterogeneidade-em-sala-de-/52946. Acesso em: 11 set. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRITZ, Mike. How one school turned homework on its head with ‘flipped’ instruction. PBSNews Hour, 5 dez. 2013. Disponível em: https://www.pbs.org/newshour/education/what-does-a-flipped-classroom-look-like-2 . Acesso em: 30 maio 2018.
GENNERA BLOG. Conheça os 4 benefícios de se aplicar ensino híbrido: sala de aula invertida. Publicado em 26 de setembro de 2017. Disponível em: http://www.gennera.com.br/blog/conheca-os-4-beneficios-de-se-aplicar-ensino-hibrido-sala-de-aula-invertida/. Acesso em: 31 maio 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua 2016. Publicado em 21 de dezembro de 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/18992-pnad-continua-2016-51-da-populacao-com-25-anos-ou-mais-do-brasil-possuiam-apenas-o-ensino-fundamental-completo. Acesso em: 24 maio 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf. Acesso em: 4 ago. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. Publicado em 20 de junho de 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206. Acesso em: 11 nov. 2018.
INFOGEEKIE. Evasão escolar: as principais causas e como evitar. Publicado em 23 de abril de 2015. Disponível em: http://info.geekie.com.br/evasao-escolar-as-principais-causas-e-como-evitar/. Acesso em: 10 set. 2018.
JOHANN, Cristiane Cabral. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2012.
LEDESMA, Fernanda. A metodologia blended-learning como mais uma alternativa na formação contínua de professores. Profforma − Revista on-line do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, v. 4, out. 2011.
NERI, Marcelo Côrtes (Coord.). O tempo de permanência na escola e as motivações dos sem-escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, 2009. (Motivos da evasão escolar). Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/finais/Etapa3-Pesq_MotivacoesEscolares_sumario_principal_anexo-Andre_FIM.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.
SCHNEIDER, Elton Ivan; SUHR, Inge Renate F.; ROLON, Vanessa E. K.; ALMEIDA, Cláudia Mara de. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de blended learning. Revista Intersaberes, v. 8, n. 16, p. 68-81, jul./dez. 2013.
SETÚBAL, Maria Alice. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 228, p. 345-66, maio/ago. 2010. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/577/0. Acesso em: 26 maio 2018.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, edição especial n. 4, p. 79-97, 2014.
VILLAS-BÔAS, Marcos de Aguiar. Modelo empregado em Harvard, British Columbia e outras universidades de ponta há alguns anos é muito mais eficiente e inclusivo do que o tradicional. Carta Capital. Publicado em 25 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/vanguardas-do-conhecimento/aulas-invertidas-sao-muito-mais-eficientes. Acesso em: 1º jun. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.