A importância da família no brincar da criança paralisada cerebral quadriplégica espástica
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i25.837Palabras clave:
1. paralisia cerebral, 2. família, 3. brincarResumen
Este documento é um estudo baseado na experiência da intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente familiar visando a importância da família no brincar da criança paralisa da cerebralquadriplégica espástica. Mostra os benefícios que se podem alcançar por meio das atividades lúdicas, utilizadas como recurso terapêutico e o comportamento que deve ser adotado pelos pais para que seja possível alcançar os objetivos desejados. Com a intervenção, os pais obtiveram maior esclarecimento a respeito da patologia do seu filho, facilitando a estimulação do brincar da criança. Pois uma criança que brinca livremente e da sua maneira, tem a oportunidade de exploraro mundo ao seu redor, o que favorece o seu desenvolvimento neuro psicomotor, melhorando suas capacidades motoras, sensoriais e facilitando a sua socialização. É por meio do brincar que a criança vivencia suas primeiras experiências.Citas
ANDRADE, Denise Lima. As atividades lúdicas em Terapia Ocupacional. Campo Grande, 2000. Monografia – UCDB.
ÁVILA, Vicente Fideles. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande: [s.n.], 1996.
BOBATH, Karel; BOBATH, Berta. Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 1989.
DONALD, Mac. Terapia Ocupacional em reabilitação. 4. ed. São Paulo: Santos, 1990.
FERRARETO, Ivan; SOUZA, Ângela Maria. Paralisia cerebral: aspectos práticos. São Paulo: Mennon, 1998.
FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.
FINNIE, Nancie A. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Manole, [s.d.].
GASPARINE, Grace Claudia. Apostila sobre paralisia cerebral. Campo Grande.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
PARHAM, Diane; FAZIO, Linda S. A recreação na terapia ocupacional pediátrica. 1. ed. São Paulo: Santos, 2000.
RODRIGUES, Maria de Fátima A.; MIRANDA, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. São Paulo: Atheneu, 2000.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SANTOS, Adriana Gisele dos; ROCHA, Luciana Barbosa. Brinquedoteca. Faculdade de Educação Física de Lins. Terapia Ocupacional, Lins, 1995
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.