A terapia ocupacional na reinserção social dos adolescentes usuários de substâncias psicoativas
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i25.838Palabras clave:
1. terapia ocupacional, 2. reinserção social, 3. drogaResumen
O crescente e, cada vez mais, precoce consumo de drogas por adolescente tem mobilizado a atenção de especialistas e pesquisadores, configurando-se como um problema de dimensões expressivas e de aspecto multifacetado, com evidentes repercussões sociais. Por outro lado, além da experiência profissional e da dedicação ao atendimento de jovens, é necessário elaborar um conjunto de metodologia adequada e com possibilidade de avaliação. O impacto do consumo de drogas nesta fase da vida, assim como seu potencial para produzir conseqüências indesejáveis, tem sido preocupação autêntica de pais, professores, profissionais de saúde e da sociedade como um todo. Medidas que venham ao encontro das necessidades do paciente são fundamentais,assim como a objetividade na condução de um esquema terapêutico que inclua estratégicas para aumentar a motivação do jovem para tratar-se e favorecer a sua adesão ao programa terapêutico, outras para ajudá-lo a lidar com as situações de risco, prevenindo as recaídas e suas conseqüências e a utilização de procedimentos que possibilitem ao jovem alcançar de maneira gradual a sua autonomia no decorrer de um percurso que se mostra geralmente instável e turbulento. A proposta da Terapia Ocupacional na Fundação de Proteção à Criança e ao Adolescente baseia-se no contexto acima, buscando nessa pesquisa abranger as necessidades e dificuldades dos adolescentes usuários de substâncias psicoativas, visando a reinserção social do adolescente, como aspecto fundamental.Citas
DONALD, Mac. Terapia Ocupacional em reabilitação. 4. ed. SãoPaulo: Santos, 1990.
FINGER, Jorge Augusto. Terapia Ocupacional. São Paulo: Savier,1195.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científi ca. SãoPaulo: Santos, 1992.
Revista Mind. Setembro/Outubro, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.