A intervenção da terapia ocupacional por meio de oficina terapêutica para pacientes depressivos
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i25.847Palabras clave:
1. depressão, 2. terapia ocupacional, 3. ofi cina terapêuticaResumen
Nos últimos anos, a depressão vem se manifestando sem distinção de raça, sexo e idade, demonstrando ainda mais seus sintomas e aumentando a cada dia sua presença nos consultórios médicos. Apessoa acometida de depressão vem tomando consciência da necessidadede tratamento devido ao surgimento de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre esta patologia na sociedade. Sintomas como a ansiedade, a tristeza e auto-estima rebaixada, são característicasda depressão, diferenciando-se da conduta básica do funcionamento humano, que é “sentir-se bem”. A depressão atinge a área física, a área mental e área social do indivíduo, necessitando assim, que sofra uma intervenção terapêutica ocupacional para a readaptação de sua vida o mais próxima do normal possível. Esta intervenção poderá realizar-se através de oficina terapêutica, trabalhando o indivíduo como um ser biopsicossocial, oportunizando-lhe recursos para que os sintomas depressivos regridam e o indivíduo se firme em sua personalidade, abordando uma visão mais ampla da Terapia Ocupacional e melhorando a qualidade de vida do paciente depressivo.Citas
FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.
HENRY, E. Y.; BERNARDO, P.; BRISSET, C. Manual de psiquiatria. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 1988.
LAHERTY, Joseph; CHANNON, Robert; DAVIS, Jhon. Psiquiatria, diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
ÁVILA, Vicente Fideles de. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande, 1996. (Mimeo)
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de. Metodologia de trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1982.
MACDONALD, E. M. Terapia ocupacional em reabilitação. Tradução Lauro S. Blandy. São Paulo: [s.n.], 1990.
NUNES, Portella; NARD, Romildo B. Psiquiatria e saúde mental. São Paulo: Atheneu, 1996.
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 1994.
TABORDA, José; PRADO-LIMA, Pedro; BUSNELLO, Ellis e Colaboradores. Rotinas em psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, [s.d.].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.