A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um desafio para a universidade

Autores

  • Marcos Vinicius Dimas Pacifico Universidade Católica Dom Bosco
  • Nayara da Silva Cesario Martins Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1511

Palavras-chave:

Inclusão Social, Necessidades Especiais, Universidade

Resumo

A inclusão na universidade é um direito de acadêmicos com necessidades educativas especiais, garantindo uma educação de qualidade a todos. Delinear-lhes os obstáculos para tal inclusão se configura como principal objetivo deste trabalho, que é descritivo de caráter exploratório, qualitativo, realizado por revisão bibliográfica, buscando artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com base de dados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), artigos em português, de 2005 e 2015, relacionados à questão norteadora. Essa inclusão implica desafios, destacando-se: barreiras arquitetônicas, falta de recursos adequados às necessidades educacionais, despreparo e dificuldades dos professores em promover e lidar com a inclusão, além das principais medidas realizadas para incluí-los na universidade. Assim, ao iniciar a vida na universidade para esses acadêmicos, evidencia-se a necessidade de uma diversidade de aperfeiçoamento como em estruturas físicas, elaboração curricular direcionada, formação curricular dos professores e inserção de tecnologias assistivas.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Dimas Pacifico, Universidade Católica Dom Bosco

Licenciado em Química pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela UCDB (lato sensu).

Nayara da Silva Cesario Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Educação Especial (com ênfase ao Atendimento pedagógico para a inclusão escolar). Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais. Mestra em Educação (UCDB)

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Pacifico, M. V. D., & Martins, N. da S. C. (2017). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um desafio para a universidade. Multitemas, 22(52), 67–91. https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1511