A participação popular na legislação ambiental brasileira: uma reflexão crítica de justiça ambiental

Autores

  • Suelen Regina Patriarcha-Graciolli Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Jô de Carvalho Faculdade de Direito de Ipatinga, Ipatinga, MG

Palavras-chave:

leis ambientais, democracia, cidadania.

Resumo

Está previsto, na Constituição Federal brasileira de 1988, o direito de todos os cidadãos a um meio ecologicamente equilibrado e o dever da sociedade e do Estado, na promoção da conservação do meio ambiente. Ainda assim, muitos problemas ambientais, sociais e econômicos são encontrados no Brasil. Nesse sentido, o conceito de Justiça Ambiental surge e prevê que nenhum grupo social deve suportar as consequências ambientais negativas de operações econômicas de decisões políticas. A sociedade civil pode atuar como protetora do meio, assim como de todos os componentes atribuídos a ele, exercendo a cidadania e a democracia. Os movimentos sociais podem contribuir para o efetivo cumprimento das leis ambientais existentes no Brasil. Dessa forma, objetivou-se nesse trabalho, com base na legislação ambiental brasileira, promover uma reflexão crítica sobre justiça ambiental, assim como a aplicabilidade das leis, a participação e a possibilidade de interferência da sociedade civil em benefício do bem coletivo.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://wwhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 11 abr. 2013.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental e a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HERCULANO, Selene. Resenhando o debate sobre justiça ambiental: produção teórica, breve acervo de casos e criação da rede brasileira de justiça ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 5, p. 143-149, jan./jun. 2002.

MOURA, Daniele Veleda. Justiça ambiental: um instrumento de cidadania. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, PB, n. 1, v. 9, p. 1-10, 2010.

PRINCÍPIOS da Justiça Ambiental. Disponível em: <http://www.justicaambiental.org.br/_justicaambiental/pagina.php?id=229>. Acesso em: 15 abr. 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Patriarcha-Graciolli, S. R., & Carvalho, J. de. (2015). A participação popular na legislação ambiental brasileira: uma reflexão crítica de justiça ambiental. Multitemas. Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/242

Edição

Seção

Artigos