O tratamento do autismo na equoterapia
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4300Palavras-chave:
austismo, recurso terapêutico, equoterapia, cavaloResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno comportamental, considerado como uma desordem neurobiológica, que leva a alterações na interação social, dificuldade na expressão, na afetividade, afetando a forma como a criança vê o mundo. Definida pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) como um método terapêutico e educacional, a equoterapia utiliza-se do cavalo como recurso terapêutico e tem como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial dos sujeitos. O objetivo deste estudo consistiu em analisar os efeitos da equoterapia no tratamento do autismo. Nesta pesquisa, 4 crianças de ambos os sexos foram avaliadas por meio da aplicação da escala M-CHAT e atendidas por meio da equoterapia. Os resultados obtidos foram satisfatórios em 75% das crianças avaliadas, demonstrando a redução da pontuação na escala M-CHAT. Diante disso, a equoterapia constitui-se uma alternativa promissora de engajamento de crianças e familiares com TEA.
Referências
ALMEIDA, M. S. Elaboração de projeto, TCC, Dissertação e Tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597025927/. Acesso em: 8 out de 2021.
ANDE-BRASIL. Associação Nacional de Equoterapia. Equoterapia. ANDE-BRASIL, Brasília, 2022. Disponível em: http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0. Acesso em: 17 jun. 2023.
AXPE, I.; ESTIBALIZ, R.; OIHANE, F.; ARANTZAZU, R. Actividades asistidas con caballos para acompañar a personas menores con trastorno del espectro autista. Revisión bibliográfca. Revista Electrónica Educare, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2023.
BORGI, M. et al. Efectiveness of a standardized equine-assisted therapy program for children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 46, n. 1, p. 1-9, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia/publicacoes/diretrizes-de-atencao-a-reabilitacao-da-pessoa-com-transtornos-do-espectro-do-autismo.pdf/view. Acesso em: 2 nov 2023.
BRITO, H. K. M.; MENDES, N. B.; LIMA, G. T.; PIRES, A. J. S.; CRUZ, W. V.; VARGAS, G. L. M.; COSTA, N. S.; RABELO, N. N. O impacto da terapia cognitivo-comportamental no transtorno do espectro autista / The impacto of cognitive-behavioral therapy on autistic spectrum disorder. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, p. 7902-910, 2021. Doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-323
CASTRO, S. P. D. Trabalho de conclusão de curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo. Saraiva, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571440708/. Acesso em: 12 out. 2021
CRAIG, P.; DIEPPE, P.; MACINTYRE, S.; MITCHIE, S.; NAZARETH, I.; PETTICREW, M. Developing and evaluating complex interventions : The new Medical Research Council guidance. BMJ, [s.l.], 337, p. 979-83, 2008. Doi: https://doi.org/10.1136/bmj.a1655
CITTERIO, N. D. História da terapia através do cavalo na Itália e no mundo. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANDE (NEq.), 1., Brasília. Anais [...]. Brasília: ANDE-Brasil, 1991.
FREIRE, H. B. G.; ANDRADE, P. R.; MOTTI, G. S. Equoterapia como recurso terapêutico no tratamento de crianças autistas. Multitemas, Campo Grande, MS, n. 32, 2005. Disponível em: https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/709. Acesso em: 11 out. 2021.
GAVARINI, G. Aspectos teóricos da reabilitação eqüestre. In: MOURA, W. (Coord.). Coletânea de artigos traduzidos pela equipe do Programa de Equo-terapia do Pará. Pará: ANDE-Brasil, 1997.
GHORBAN, H.; SEDIGHEH, R.; MARZIEH, G.; YAGHOOB, G. Efectiveness of therapeutic horseback riding on social skills of children with autism spectrum disorder in Shiraz, Iran. Journal of Education and Learning, [s.l.], v. 2, n. 3, p. 79-84, 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.5539/jel.v2n3p79
GIBBS, G.; FLICK, U. Analise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman, 2009. [E-book]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536321332/. Acesso em: 6 mar. 2023.
GOMES, E. S.; VIEIRA, I. S.; SILVA, K. F.; TEIXEIRA, T. K. S.; MESQUITA, K. S. F.; MELO, G. B. Desenvolvimento das habilidades sociais em crianças autistas que possuem contato com animais. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, Farolândia, v. 6, n. 2, p. 101, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/7493. Acesso em: 20 ago. 2023.
GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1975.
GOWEN, E.; HAMILTON, A. Motor abilities in autism: a review using a computational context. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 43, n. 2, p. 323-44, 2013.
HARRIS, A.; WILLIAMS, J. M. The impact of a horse riding intervention on the social functioning of children with autism spectrum disorder. International journal of environmental research and public health, [s.l.], v. 14, n. 7, p. 1-19, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph14070776
HOLM, M. B.; BAIRD, J. M.; KIM, Y. J.; RAJORA, K. B.; D’SILVA, D.; PODOLINSKY, L.; MAZEFSKY, C.; MINSHEW, N. Therapeutic horseback riding outcomes of parent-identified goals for children with autism spectrum disorder: an ABA’ multiple case design examining dosing and generalization to the home and community. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 44, n. 4, p. 937-47, 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.1007/s10803-013-1949-x
LANNING, B. A.; BAIER, M. E .M.; IVEY-HATZ, J.; KRENEK, N.; TUBBS, J. D. Effects of equine assisted activities on autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s.l.], v. 44, p. 1897-907, 2014. Doi: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2062-5
LLAMBIAS, C.; MAGILL-EVANS, J.; SMITH, V.; WARREN, S. Equine-assisted occupational therapy: Increasing engagement for children with autism spectrum disorder. The American Journal of Occupational Therapy, [s.l.], v. 70, n. 6, 2016. Doi: 10.5014/ajot.2016.020701
OLIVEIRA, H. Q.; FUMES, N. L. F.; MOURA, V. A .D. Relato de experiência: as intervenções terapêuticas da Equoterapia em pessoas com deficiência. In: ENCONTRO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6.; ENCONTRO NORDESTINO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1., Alagoas. Anais [...]. Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/eaei/article/view/2163. Acesso em: 4 abr. 2023.
O’HAIRE, M. E. Research on animal-assisted intervention and autism spectrum disorder, 2012–2015. Applied Developmental Science, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 200-16, 2017. Doi: https://doi.org/10.1080/10888 691.2016.1243988
PETTY, J. D.; PAN, Z.; DECHANT, B.; GABRIELS, R. L. Therapeutic horseback riding crossover effects of attachment behaviors with family pets in a sample of children with autism spectrum disorder. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 256, mar 3, 2017. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/14/3/256. Acesso em: 10 dez 2022.
POTRICH, T.; NITSCHKE, R. G.; MARQUES, M. I. D.; VIEGAS, S. M. F. Programa de intervenções assistidas por animais para crianças com transtorno do espectro autista. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, série 5, n. 7, 2021. DOI: 10.12707/RV20153
SCHMITT, J. F. Terapia assistida por animais e pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão. 2015. Tese. (Doutorado em Equoteraía) - Universidade de Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://tcconline.utp.br/media/tcc/2015/09/TERAPIA. Acesso em: 28 ago. 2022.
SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: Revisão Sistemática. Psico-usf, Campinas, v. 22, n. 1, p. 161-76, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-82712017220114
SILVA, A. S. M. D.; LIMA, F. P. S. D.; SALLES, R. J. Vínculo afetivo de crianças autistas na equoterapia: uma contribuição de winnicott. Boletim-academia paulista de psicologia, São Paulo, v. 38, n. 95, jul./dez. 2018
SOUZA, M. B.; SILVA, P. L. N. Equoterapia no tratamento do transtorno do espectro autista: a percepção dos técnicos. Revista Ciência e Conhecimento, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 4-22, 2015.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Disponível em: http://hugoribeiro.com hyperlink http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/trivinos-introducao-pesquisa-em_ciencias-sociais.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
YAP, E.; SCHEINBERG, A.; WILLIAMS, K. Attitudes to and beliefs about animal assisted therapy for children with disabilities. Complementary Therapies in Clinical Practice, [s.l.], v. 26, p. 47-52, 2017. Disponívem em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388116301852. Acesso em: 23 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luane Paula de Souza, Bruna Rotava
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.