Mediación de conflicto escolar como herramienta de prevención al bullying: acción en salud pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v25i60.2307

Palabras clave:

Bullying, Mediação, Escola, Criança e Adolescente, Pacificação social.

Resumen

La violencia ha sido tema de debate social y de las agendas gubernamentales. Tales asuntos se vuelven más sensibles cuando son tratados dentro de las escuelas o incluso en la casa de las víctimas. Así, el bullying, especie de violencia aún no tipificada por el Código Penal de 1940, pasa a ser de gran valor en los discursos políticos, sociales y jurídicos. El objetivo de la presente investigación es realizar reflexiones sobre el bullying en las escuelas, los reflejos en la salud pública y los desdoblamientos con los familiares. La metodología utilizada fue el estudio del arte, haciendo mención a los principales autores del ramo. Ante a lo expuesto, se verifica que el bullying está lejos de ser asunto pacificado y que se necesitan tanto ley como política pública que lo involucran, pues trae gastos a las arcas públicas y desestabiliza las relaciones interpersonales.

Biografía del autor/a

Michel Canuto de Sena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando e mestre em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Direito pela Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL). Professor de Bioética e Direito Civil.

Fernando Moreira Freitas da Silva, Universidade São Paulo (USP)

Doutorando em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Gestão Pública pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduado em Direito pela UFMT. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e professor da Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul.

Heitor Romero Marques, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Desarrollo Local y Planteamiento Territorial pela Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Educação e Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialização em Filosofia e História da Educação pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Graduação em Ciências e em Pedagogia pela FUCMT. Graduação em Educação Moral e Cívica − Exame de Suficiência e graduação em Ciências de Primeiro Grau − Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da UCDB.

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Farmácia, Área Hospitalar, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Metodologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Farmácia Hospitalar (USP). Graduação em Farmácia Bioquímica pela UFMS. Professor titular (Full Professor) da UFMS. Professor visitante (Visiting Researcher) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS.

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Publicado

2020-10-05

Cómo citar

Sena, M. C. de, Silva, F. M. F. da, Marques, H. R., & Bastos, P. R. H. de O. (2020). Mediación de conflicto escolar como herramienta de prevención al bullying: acción en salud pública. Multitemas, 25(60), 45–69. https://doi.org/10.20435/multi.v25i60.2307